segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Helicóptero de R$ 35 mi adquirido para a Copa está parado até hoje


No dia 29 de maio do ano passado o Governo de Minas anunciou, em uma cerimônia de entrega, a aquisição do primeiro helicóptero biturbina dos seis que seriam adquiridos para atendimento no Estado. Na época, a informação era de que a aeronave, de R$ 35 milhões, seria utilizada no socorro de pacientes mais graves durante a Copa do Mundo. O que ninguém imaginaria é que, desde a apresentação, o helicóptero não tornaria a alçar voo do Hangar do Corpo de Bombeiros, no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte.

O helicóptero, modelo EC 145, foi adquirido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a operacionalização do equipamento seria responsabilidade do Corpo de Bombeiros. Ainda de acordo com a Agência Minas, ele está equipado com o mais moderno kit aeromédico disponível no mercado mundial, utilizado pelos maiores operadores do segmento de saúde nos Estados Unidos e Europa.

Entretanto, toda esta tecnologia ainda foi utilizada até então somente para testes e treinos, já que, ainda de acordo com a SES, no governo anterior houve falhas em procedimentos para contratação das equipes médicas que comporiam a tripulação da aeronave. Na época, foi divulgado que a aeronave seria tripulada por bombeiros e médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), tendo capacidade para duas macas com dois pacientes, um médico, um enfermeiro, um tripulante operacional militar, um piloto e um co-piloto.

Nesta segunda-feira (12), a SES informou que o atual governo, por meio do Corpo de Bombeiros  e da secretaria, já iniciou estudos e ações para acelerar essas contratações e viabilizar a utilização do aparelho o mais breve possível.


Procure por Palavra - Exemplo: Jaspion