quinta-feira, 11 de junho de 2015

Síndrome de Tourette


A patologia que atualmente conhecemos como Síndrome de Gilles de la Tourette (ST) foi inicialmente descrita pelo médico francês Jean Marie Itard, em 1825. 

A Síndrome de Tourette (ST), outrora considerada rara – apenas uma curiosidade médica – tem sido alvo de crescente relevância na literatura e prática neuropsiquiátricas. Entretanto, esta síndrome engloba uma série de sintomas que podem afetar consideravelmente o desempenho de uma criança na escola, tanto em termos acadêmicos quanto em nível de comportamento. 

A Síndrome de Tourette (ST) é um distúrbio neurológico. Tipicamente, os sintomas da ST aparecem na infância, e a época mais comum para o surgimento dos movimentos é nas séries iniciais do primeiro grau. Desta forma, os professores podem ser os primeiros a observar os sintomas da ST. 

Há quatro aspectos básicos que caracterizam o distúrbio. Enquanto que estes quatro aspectos básicos são necessários para o diagnóstico, há comportamentos associados que frequentemente são observados em pacientes com a ST.

Diagnóstico definido: 
Presença de tiques motores múltiplos e um ou mais vocais durante a doença, não necessariamente concomitantes.  

Ocorrência de tiques muitas vezes ao dia, quase todos os dias, ou intermitentemente, ao longo de mais de um ano.

Variação ao longo do tempo da localização anatômica, do número, freqüência, complexidade, tipo e gravidade dos tiques. 

Início antes dos 21 anos de idade.  Ausência de outras condições médicas que expliquem os movimentos involuntários e as vocalizações. 

Testemunho ou registro (examinador confiável ou fita de vídeo) de tiques motores e/ou vocais.



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