quinta-feira, 16 de julho de 2015

O Clássico Operação Dragão - Bruce Lee

#brucelee #blogdoale # 

Enter the Dragon (Operação Dragão (título no Brasil) ou O Dragão Ataca (título em Portugal)) ou 龍爭虎鬥 (em chinês: Lóng​ Zhēng​ Hǔ​ Dòu, lit. "O dragão guerreia, o tigre batalha"), também chamado em inglês de The Deadly Three e Blood and Steel, é um filme de 1973 do gênero aventura em estilo de artes marciais, dirigido por Robert Clouse. 



É o último filme completo de Bruce Lee que, ironicamente, morreu três semanas antes da estréia, sendo que essa produção foi a que lhe deu fama mundial (fama que, assim, acabou sendo póstuma). 

Realizado em Hong Kong, foi o primeiro filme de kung fu que contou com um grande estúdio americano como produtor associado (no caso, a Warner Bros.). Dentre os dublês que trabalharam no filme está Jackie Chan.



Foi o projeto de Bruce Lee mais ambicioso até então: ele alterou bastante o roteiro inicial, escreveu e ensaiou até a exaustão todas as coreografias das lutas marciais, além de introduzir nos textos alguns aspectos de sua filosofia própria. 

Em uma de suas falas, ele diz por exemplo que seu estilo de luta é a "arte de lutar sem lutar" (Fighting Without Fighting).

Detalhe: A cena da luta final entre os espelhos lembra o climax do filme The Lady from Shanghai, de Orson Welles.

A Warner Brothers lançou um DVD especial em comemoração aos 25 anos do filme, que incluem cenas adicionais e entrevista com Bruce Lee.

Lee (Bruce Lee) foi recrutado para investigar um torneio organizado por Han (Kieh Shih), que serve de fachada para a venda de ópio. Roper (John Saxon) e Williams (Jim Kelly) lutaram na Guerra do Vietnã e resolveram competir no torneio devido a problemas distintos. 

Enquanto Roper está fugindo da máfia, devido a dívidas de jogo, Williams está cansado de ser atormentado por policiais racistas e resolveu usar o carro para fugir deles. 

Lee também entra no torneio e, além de desmascarar Han, tem como objetivo retirar Roper e Williams do local com vida.

Bônus Link:

Veja Operação Dragão Aqui


Procure por Palavra - Exemplo: Jaspion