terça-feira, 2 de junho de 2015

Mulheres sofrem mais violência de pessoas conhecidas, diz IBGE


As mulheres estão mais suscetíveis do que os homens à violência por parte de pessoas conhecidas, segundo dados do segundo volume da PNS 2013 (Pesquisa Nacional de Saúde), divulgado nesta terça-feira (2) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Nos 12 meses anteriores à realização da entrevista, 3,1% da população feminina com mais de 18 anos (2,5 milhões de mulheres) sofreram agressão física, verbal ou emocional cometida por pessoas que conheciam a vítima (maridos, pais, filhos, amigos etc.). Em relação aos homens adultos, a proporção era de 1,8% (1,2 milhão).

Na análise da média nacional, incluindo homens e mulheres, 2,5% dos brasileiros com mais de 18 anos (3,7 milhões de entrevistados) relataram que foram vítimas de violência de pessoas conhecidas. As maiores proporções foram verificadas nas regiões Norte (3,2%) e Sul (3%).

A atriz Ludmila Nascarella, 38, sofreu violência em duas relações e afirma que, muitas vezes, a mulher demora a perceber o que está ocorrendo. Em seu primeiro casamento, no começo dos anos 2000, ela precisou de muito tempo para reconhecer que sofria violência psicológica, além de ser agredida fisicamente. "Demorei um ano para entender o que era violência. Eu 'naturalizava' aquilo. Já havia sofrido abusos quando era mais nova e achava que era algo natural. As pessoas mais próximas reforçavam que eu tinha que ficar quieta", diz.



Procure por Palavra - Exemplo: Jaspion