segunda-feira, 8 de junho de 2015

Escolas de SP se inspiram em séries criminais

imagem divulgativa

Na sala de aula, os alunos aprendem a calcular o alcance de um esguicho de sangue após um tiro, a trajetória de uma bala e quanto tempo uma droga pode deixar vestígios no organismo. 

Colégios paulistas têm se inspirado em séries de TV de investigação criminal para criar cursos em que ensinam Química, Física, Matemática e Biologia.

No Colégio Bandeirantes, na zona sul da capital, os alunos do 9º ano foram levados na primeira aula para uma sala escura com um "corpo" estirado no chão — um dos professores encenando um crime. 

Os estudantes aprenderam a isolar a área, fazer registros fotográficos da vítima e das evidências e contornar o corpo com fita crepe.

Apesar de o "primeiro caso" ter sido fictício, os alunos também aprendem com crimes reais. A escola já usou, por exemplo, o homicídio da advogada Mércia Nakashima, morta pelo namorado em 2010. O professor de Biologia Tiago José Benedito Eugênio falou sobre o método.

— Os casos reais intrigam ainda mais os alunos. Decidimos usar esse caso porque uma das principais provas contra o namorado foi uma alga achada pelos peritos em seu sapato, compatível com a espécie encontrada na lagoa em que o corpo da vítima foi achado.


Procure por Palavra - Exemplo: Jaspion