quinta-feira, 11 de junho de 2015

Chupeta: A hora de largar


Quando o meu filho era pequeno a chupeta era sua “companheira”, pois era ela que o acalmava no seu momento de choro.

Pacifier significa pacificador, esse é o temo usado para definir chupeta em inglês.

A psicóloga Maria Lucia Muller Stun explica que a chupeta pode ser um recurso para acalmar tanto o bebê quanto a mãe, porém, espera-se que o bebê possa desenvolver e encontrar outro recurso para acalmar e substituir a presença materna.

Nesse ponto o brincar e a linguagem é fundamental.


A separação

A chupeta é um objeto transicional que representa a mãe e sua ausência implicando um objeto muito importante para a separação da mãe-bebê.

Sugar é prazeroso e calmante. A fonoaudióloga Ana Paula Cordova explica que a sucção já está presente entre a 17 ͣ e 24 ͣ  semana de vida intrauterina.

Segundo Michele Kamers a função calmante da chupeta se dá porque “a criança, quando nasce apresenta o reflexo de sucção como forma de se relacionar com o meio. Nesse sentido, sugar cumpre não apenas uma função de alimentação, mas se satisfazer e de dar prazer para a criança.” A chupeta pode vir a ser uma forma de prolongar o prazer e o conforto da presença materna.

Prós e conta

A academia Norte-Americana de Pediatria aprova o uso da chupeta na hora de dormir, pois ela ajuda a diminuir o risco da síndrome da morte súbita infantil. “Uma das explicações é que a chupeta manteria a permeabilidade das vias aéreas superiores, impedindo a obstrução devido à queda da língua durante o sono” explica a professora do Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mirian Perez de Figueiredo. Por outr lado, o uso do artifício pode atrapalhar a amamentação.

Você já viu em algum lugar propaganda de chupeta? Não? É simples, é proibido.

O objetivo é tentar evitar o desmame precoce, já que muitas vezes o bico faz com que a criança pare de mamar no peito.

A posição da língua é diferente de quanto o bebê mama ou de quando o bebê suga a sua chupeta. Como sugar a chupeta é mais fácil, na hora da amamentação o bebê tende a colocar a língua na posição errada e poderá ter dificuldades para mamar.

No início, os pais podem se apaixonar pela chupeta tanto quanto seus filhos, mas essa fase não dura para sempre.

A maioria das pediatras acredita que o momento para “desmamar” é aos 2 anos e é quando a chupeta passava a ser um obstáculo para o desenvolvimento da fala. Nesse momento os pais devem limitar a chupeta somente para a hora de dormir.

Além de prejudicar a fala,”o ato de chupar a chupeta pode fazer a criança a engolir mais ar, causando gases e colicas, ou infecção devido aos germes presenta na superfície da chupeta” afirma o pediatra Rodrigo Aguiar da Silva.

O dentista Luke Matranga explica que existe dois tipos de danos que podem ocorrer ao longo prazo com o uso da chupeta: a mordida abista e a mordida cruzada.

Hora de aposentar a chupeta

Esse é um momento muito difícil na maioria das famílias.

Uma forma popular é a fada dos dentes que vem à noite e deixa um grande presente.

Também tem a negociação, levar a criança até a loja e escolher um brinquedo e pagar com a chupeta.

O importante é ter paciência e aguentar o choro o que é o mais difícil, sem dúvida.

Bem no meu caso, o meu filho com dois anos decidiu lagar a chupeta pois conversávamos muito com ele falando que ele era um mocinho, e mocinho não usa chupeta, mas tivemos noites de choro também. A vida sem chupeta é possível, basta ter calma.


O WhatsApp do Alê vocês já sabem:
(Não atendo ligações em horário comercial, mandem mensagem via WhatsApp)
Envie / Participe / Bate-Papo / ??
Deixe seu comentário logo abaixo:
É nós um forte abraço!

Procure por Palavra - Exemplo: Jaspion