quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Freestyle - It's Automatic



O Freestyle, nome em inglês que significa estilo livre, é um gênero musical nascido nos Estados Unidos nos anos 1980. 

A principal característica desse tipo de música é a mistura de outros estilos como Club, Dance Music, Blues, House Music, entre outros.

O gênero nasceu no final dos anos 1970, com a decadência da Disco Music, DJ's das rádios assim como os cidadãos da comunidade latina que foram os principis responsáveis por trazer o "Disco" as rádios e clubes americanos, se viram tristes e aborrecidos com o rumo que tudo tomou. Nos últimos anos, o "universo Disco", principalmente as discotecas, havia se tornado um universo de drogas e sexo desregrado e sua imagem pública ia de mau a pior. 

O lendário Studio 54 ditava as regras tornando-se o foco principal e sua decadência contribuiu para que os DJ's das rádios se distanciassem cada vez mais do estilo.

 Com isso as rádios que antes tinham programação voltada ao estilo demandavam novas atrações, e a partir daí os produtores musicais tinham como objetivo desenvolver esse novo estilo. No início dos anos 80 vários grupos surgiram do New Wave de instrumentos convencionais e evoluíram para os modernos instrumentos eletrônicos. 


As baterias eletrônicas assim como os sintetizadores se popularizaram no início dos anos 80 e se tornaram uma febre tão grande que continuam sendo usados como base instrumental até hoje para vários gêneros. Desses grupos podemos destacar os pioneiros do Kraftwerk, grupo alemão de música experimental queinvestiu na música eletrônica desde os anos 70 se tornando um ícone. 

Não demorou e a música logo virou febre, muitos dançarinos criaram formas diferentes e assimétricas para dançá-las, estes mais tarde ficaram conhecidos como “B. Boys” (uma forma abreviada do nome Breaker Boy). Começaram a surgir inúmeros estilos de dança de rua como o Street Jam e suas variações. 

A mistura de batidas instrumentais e sons eletrônicos era febre, dos que se destacaram na era dos Jams, sem dúvida o maior foi Pretty Tony. Um passo importante na evolução do freestyle foi a implantação das músicas cantadas, os famosos Raps. 

Uma nova música começara a surgir, um som chamado de Bass, e que mais tarde foi apelidado por muitos de Miami Bass, associação feita com a cidade de maior produção do estilo. 

O freestyle que nasceu da fusão de ritmos começou a se fragmentar em subestilos,
 tanto instrumentais quanto cantados.


Procure por Palavra - Exemplo: Jaspion