quarta-feira, 20 de março de 2013

Rede Manchete - Especial


Em 5 de junho de 1983, domingo, entrou no ar a Rede Manchete de Televisão. Com cinco emissoras, nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Recife e Fortaleza, e também uma forte afiliada, a TV Pampa de Porto Alegre, a programação da nova rede foi aberta por Adolpho Bloch com um pronunciamento onde o empresário mostrou aos telespectadores o resultado de dois anos de investimento. Depois de saudar cada uma das emissoras concorrentes, Adolpho Bloch fechou o discurso com a seguinte frase: "Deixo com vocês, meus amigos, a Rede Manchete de Televisão. Ela está no ar".


A Manchete estreou com uma programação que contava basicamente com o tripé formado por jornalismo, filmes e musicais. O Jornal da Manchete em muito lembrava a recém-inaugurada CNN dos EUA. A programação traria premiadas séries americanas como "Os Caçadores de Aventura" e "Fama", além de filmes de renome como "Guerra nas Estrelas" e "Terremoto" e ainda consagradas produções do cinema mundial.


Jornal da Manchete:

O Jornal da Manchete era o carro-chefe da programação da emissora, e tinha ao todo 2 horas de duração. Era composto por três módulos: Manchete Panorama (entretenimento), Manchete Esportiva, Manchete Internacional e Jornal da Manchete.

O carro-chefe da programação da emissora era apresentado do Rio de Janeiro por Carlos Bianchinni e Ronaldo Rosas.

Já a segunda edição do jornal, que ia ao ar depois da meia-noite, era gerado de São Paulo com apresentação de Roberto Maya e Luiz Santoro.
visite o site do Jornal da Manchete.


Além do jornal, musicais, filmes e séries, estreou também o Clube da Criança, um programa infantil comandado pela então modelo Xuxa Meneghel. O formato, inovador na TV Brasileira, misturava números musicais, brincadeiras, desenhos animados e a presença constante das crianças no palco. Xuxa foi orientada pelo palhaço Carequinha, que deu toques circences à atração. 

O programa era exibido diariamente, das 17h às 19h.


Beijos da Bê & My

Procure por Palavra - Exemplo: Jaspion