domingo, 9 de outubro de 2011

Você usa estabilizador para a sua TV, Som, Vídeo-Game ?



Ola Amigos do Escrivaninha!

Muito em breve, estaremos na época de chuva de verão, embora a proteção abordada não se refere somente a essa época onde o perigo é maior:

Particularmente já perdi três telefones sem fio, queima de alguns aparelhos.
Há mais de dois anos tenho ligado em estabilizador o seguinte:

1)      Computador (+ 2 anos)
2)      Monitor (+ 2 anos)
3)      Impressora (+ 2 anos)
4)      Caixas de Som (+/- 2 anos)
5)      Telefone sem fio (+ 2 anos)
6)      Aparelho de Som (+ 2 anos)
7)      Aparelho de DVD( + 2 anos)
8)      Rádio Relógio( + 2 anos)
9)      Video Game (Playstantion 2)(+/- 1 ano)
10)   TV LCD (+/- 2 anos)

Nesse período não tive mais problemas, passamos por diversas quedas de energia elétricas, caída e aumento de pico, e lembro-me ter trocado 2 vezes o fusível do estabilizador.

Uma delas aconteceu em um dia de chuva forte e que para ajudar não estávamos em casa. E, ainda onde estávamos não choveu, quando chegamos em casa percebemos que o temporal foi forte e ao ligar o estabilizador o mesmo não ligava, trocamos o fusível e pronto estava tudo funcionando, diferente do que aconteceu na casa de meu irmão (mesmo quintal) onde teve perca de seu aparelho de DVD, queima da televisão e queima da fonte de seu telefone sem fio.

O estabilizador mantem a frequência da rede elétrica, impedindo que seu aparelho receba mais carga que o necessário, e dentro dele existe um fusível, e se a rede elétrica enviar uma carga muito forte, queima o fusível e não o seu o aparelho.

Então se você não usar o estabilizador e acontecer de haver uma sobrecarga de energia, podendo danificar ou queimar seu aparelho.

Para maior proteção do aparelho contra interferência elétrica, picos de tensão na rede, transientes e ruídos elétricos diversos é aconselhável o uso do estabilizador de voltagem.

O estabilizador é basicamente  um transformador controlado eletronicamente, acoplado a um filtro de linha que mantém a tensão estável e livre de qualquer tipo de problema de ordem elétrica.

As vantagens do uso de estabilizador são:
Proteção contra sobretensão na rede.
Mantém o funcionamento normal mesmo com tensão instável.
Proteção contra interferências diversas.

Há quem descorde do uso de estabilizadores para outros aparelhos, concordo claramente que a melhor opção seja um nobreak. Porém, o uso de um estabilizador é muito melhor do que um filtro de linha e pesquisando você verá que um estabilizador não é muito caro.

De uma olhada agora mesmo para sua sala e veja como estão ligados seus aparelhos, olhe para eles e se você é daqueles que da valor para o que tem, recomendo agora mesmo a compra de um estabilizador.

Um forte abraço!

Procure por Palavra - Exemplo: Jaspion